quinta-feira, 19 de maio de 2011

Munícipes de Oeiras manifestaram-se contra as condições "vergonhosas" do canil Municipal



Oeiras, 14 mai (Lusa) -- Dezenas de munícipes de Oeiras manifestaram-se hoje em frente à Câmara contra as condições "vergonhosas" do canil municipal, exigindo à autarquia que tome medidas em defesa dos animais, através da construção de um novo abrigo.
A porta-voz Grupo da Campanha Nacional de Esterilização de Cães e Gatos Abandonados, Maria Meyer, explicou à agência Lusa que o canil municipal de Oeiras não tem condições para acolher os animais abandonados.
 
"Não deixam entrar voluntários no canil, não nos deixam colaborar, não aumentam as esterilizações, não há campanhas de adoção, portanto, é preciso que façam alguma coisa para melhorar as condições dos animais", afirmou a responsável.



Há mais de um ano em conversações com a Câmara de Oeiras sobre a necessidade urgente de se concluir a construção do novo canil em Vila Fria, já que o atual situa-se em instalações provisórias de um antigo matadouro, Maria Meyer disse estar "cansada de esperar por ver ações concretas".
"O próprio vereador já nos deu razão, já admitiu que as condições são vergonhosas. Se por um lado temos esperança porque ele assume, com certeza, que vai mudar, por outro estamos à espera de uma mudança radical e rápida e a verdade é que nada se passa", lamentou.
Com faixas e cartazes envergadas, dezenas de pessoas gritaram hoje pelos direitos dos animais, prometendo continuar a lutar para que este flagelo diminua.
O protesto em defesa dos animais juntou várias gerações e quem passava de carro não ficava indiferente, acabando também por se manifestar.
"Os animais também sofrem", "basta de matar, deixem adoptar", "deixem-nos entrar, nós sabemos ajudar", foram algumas das mensagens deixadas pelos manifestantes.



 Declarações de um dos organizadores do protesto :

"Este protesto surge depois de um ano de conversações entre a Câmara Municipal de Oeiras e um grupo de munícipes que tentou, por todas as vias de diálogo e cooperação, conseguir condições de bem-estar para os animais capturados pelo canil municipal de Oeiras.
Foram várias as sugestões que fizemos no sentido do Município de Oeiras ser também à frente nas questões que se prendem com o bem-estar animal.
. Pedimos que parassem com o abate de animais e que optassem pela esterilização dos mesmos;
. Pedimos que nos deixassem entrar no canil municipal para, através do nosso voluntariado, conseguirmos encontrar donos para os animais capturados;
. Pedimos para que, de uma vez por todas, se termine a obra (infindável) do canil de Vila Fria, para que os animais deixem de estar no matadouro, local esse que não apresenta as menores condições para lá manter os animais... pedimos, sugerimos, oferecemo-nos, pedimos, sugerimos, oferecemo-nos. Os resultados foram sempre os mesmos: blá blá blá.

Resolvemos por isso avançar para um protesto onde mostraremos a nossa indignação. Contamos com todos aqueles que gostam de animais e até com os que não gostam, pois a esterilização é a única forma eficaz de controlar as populações de animais domésticos e errantes."







domingo, 8 de maio de 2011

Parkour em Miraflores e a falta de infrastruturas desportivas

 



Desde os tempos da nossa juventude Miraflorense que a falta de infrastruturas desportivas é um facto, quer na Freguesia quer no concelho, não que essas infrastruras não existam, elas existem : a piscina Municipal em Linda a Velha, os campos de futebol salão e os pavilhões das escolas secundarias e o mini Golfe, o problema é que contrariamente ao seria suposto essas ditas instalações desportivas criadas com os dinheiros públicos estão erradamente vocacionadas para servir as colectividades da Região que carecem de espaço para as actividades desportivas ou os interesses privados, como são por exemplo os casos do S.L.Benfica com o campo da Escola Secundária de Miraflores e do Sporting  com o campo do União de Algés, parcerias desportivas estas que supostamente trariam largos proveitos para a Escola e a colectividade mas que apenas levam os jovens talentos a troco de nada retirando ás associassões desportivas a possibilidade de angariar alguns tostões nas contrapartidas da formação em caso de contrato envolvendo quantias avultadas..
Foi desde há muito e principalmente durante os mandatos de Isaltino de Morais praticada uma politica de salve-se quem puder em relação ao direito dos cidadãos em geral e das crianças e jovens em particular ao desporto, ou seja : os campos das escolas secundarias estão alugados a instituições particulares que fazem a gestão dos recintos e o seu aluguer fora dos horários escolares, os pavilhões idem,  o Mini Golfe esta entregue á Federação e jogar só pagando mesmo, o  que resta? O campo de futebol salão entre os edifícios da Compave onde desde sempre se jogaram as grandes foteboladas das nossas juventude. esse recinto foi á poucos anos remodelado e restaurado muito por pressão do comdominio das garagens da Compave junto da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia.


 Para concluir resta me criticar duramente a Câmara de Oeiras e a junta de Freguesia de Algés por nada fazerem para alterarem este estado de coisas, cedendo aos interesses imobiliários sem se preocuparem com o bem estar das populações, segundo Isaltino de Morais esta zona não tem necessidade de apoio desportivo visto ser uma zona onde todos têm dinheiro para pagar a pratica de desportos, ou seja são todos ricos... basta dar um rápido olhar pelo concelho de Oeiras para se ver a diferença de procedimentos quanto a esta questão.
 Será que tantos anos depois continua a restar aos nosso filhos jogarem a bola com balizas feitas com calhaus e jogar á macaca com o jogo pintado a giz no chão? Aparentemente sim, se ninguém nada fizer.

Fotografia do único espaço destinado á pratica do desporto livre e sem custos em Miraflores, nos Edifícios Compave é fruto da inteligente visão dos construtores em dotar os prédios de um espaço de lazer e desporto, hoje é um espaço aberto ao publico e mais ou menos conservado fruto da parceria entre o Condomínio e a Edilidade, muito pouco ou quase nada para uma localidade com uma densidade populacional como a de Miraflores




De qualquer forma do meio das trevas muitas vezes saem exemplos de iniciativa, em Miraflores após o lançamento da campanha do banco Milenium que foi filmada nas traseiras da Av dos Bombeiros Voluntários com um praticante de Parkour, a modalidade que apenas requer cimento e plataformas estranhas para a sua pratica teve um verdadeiro boom na localidade tendo já alguns praticantes de topo da modalidade, uma gota de agua no oceano mas uma luz no fundo do túnel Municipal, aqui fica a minha homenagem a estes miúdos cheios de iniciativa, o Município nada faz ...um gajo inventa !

 Anuncio Banco Milenium em Miraflores


video

 Jam do início do ano em Miraflores
video


Jam em Miraflores
video
PARKOUR Miraflores
video

Entrevista em Miraflores - pica RTP2 
video

 TVI reportagem parkour em Miraflores
video

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Miniaturas e Dollshouses no Palacio Ribamar

Palácio Ribamar Algés,6,7 e 8 de Maio 2011 

 Feira iniaturas 2011m


Nos dias 6, 7 e 8 de Maio realiza-se a 1ª Feira Internacional de Miniaturas em Portugal no Palácio de Ribamar em Algés.


O Palácio de Ribamar situa-se na Alameda Hermano Patrone em Algés.

Horário:


sexta-feira das 15h00 ás 19h00


Sabado e Domingo: das 11h00 ás 19h00


Vejam o blog da Feira para mais informações


Entrada é grátis
Mapa e coordenadas do Palacio Ribamar basta clicar AQUI