quinta-feira, 22 de março de 2012

EBI Alto de Algés, uma escola para o futuro?






A nova escola do Alto de Algés, situa-se na fronteira entre Algés de Cima e Linda-a-Velha, numa zona eminentemente residencial, com um elevado índice de população jovem.

Um terreno com características morfológicas que requereu uma preparação cuidada acolhe 16 Salas de Aula do 1º ciclo e 3 Salas de Pré-Escolar (mais 1 Sala de Prolongamento), bem como uma série de serviços complementares, distribuídos por 3 corpos principais, com 2 pisos cada.

No 1º corpo, fronteiro à rua, estão situados os serviços de gestão, secretaria, bem como a Biblioteca, com uma grande janela, “observando” todos aqueles que aqui chegam, e os espaços complementares a esta (Sala de Informática, Sala de Formação, Laboratório de Ciências (Sala de Experiências). A sua localização permite o uso por parte da população circundante, sem qualquer problema de “invasão” do equipamento escolar.



No 2º corpo, caracterizado por uma enorme rampa, fica situada a zona desportiva, com 1 Ginásio, 2 Salas Polivalentes, balneários e instalações sanitárias, o Refeitório e correspondente Cozinha, arrumos e zona técnica e, no piso superior, a zona do Pré-Escolar. Esta terá 3 Salas de actividades, cada uma com arrecadação, zona de expressão plástica, espaço para guardar casacos, mochilas e lancheiras, e instalações sanitárias.
Adicionalmente, existe 1 Sala de Prolongamento, para o desenvolvimento de actividades diferenciadas e funcionamento da componente de Apoio à Família, em horário alargado de funcionamento.

Um 3º corpo, mais resguardado, acolherá as 16 salas do 1º ciclo e os espaços complementares às Salas de Aula, divididas em 3 corpos, com 2 pisos cada, intercalados pelo corpo dos espaços complementares, onde se situarão as Salas Multiusos, as Salas de Expressão Plástica e as Salas de Apoio. Estes 3 corpos terão cores diferentes, permitindo uma mais fácil identificação.






O espaço exterior foi trabalhado por forma a proporcionar diversos locais de brincadeira, campos de jogos, horta pedagógica, entre outros.

Este equipamento assenta em princípios de gestão de recursos, na perspectiva de encontrar soluções que equilibrem as necessidades de consumo e os meios necessários à sua produção.

A solução apresentada inclui a instalação de um conjunto de painéis colectores solares, cujo papel é produzir água quente para alimentar a cozinha e os balneários.

Os acabamentos e materiais foram escolhidos tendo em conta a sua manutenção, substituição, limpeza e sustentabilidade.

A instalação da EB1/JI do Alto de Algés integra um conjunto alargado de intervenções em diversos territórios educativos, adjacentes, que abrangem as freguesias de Algés, Cruz Quebrada – Dafundo, e Linda-a-Velha.





Espaço Físico

vista frontal

piso 0

piso 1

piso 2


piso 3






Jardim de Infância Luísa Ducla Soares

O Jardim de Infância localiza-se num edifício térreo e dispõe de quatro salas de actividades, munidas de equipamentos informáticos e de Quadros Interactivos. Existe também um refeitório.

Possui um espaço exterior, que envolve todo o edifício, com alguns equipamentos lúdicos, canteiros com relva, árvores e arbustos funcionando como espaço de recreio.



Após o horário lectivo, o JI disponibiliza o Complemento de Apoio à Família, permitindo a permanência dos meninos até às 18h30m




Sem comentários:

Enviar um comentário