É provável que este edifício situado na Av. dos Combatentes da Grande Guerra 62, em Algés, seja da autoria de Cassiano Branco. O desenho das varandas e, a envolvente do portão lateral de entrada, são portadores de semelhanças com outras obras de Cassiano.....
varandas: Hotel Victoria e Rua Nova de S. Mamede 7
pedra de revestimento: Hotel Victoria, Av. Alvares Cabral 46, Rua Fialho D`Almeida 15, Av. Defensores de Chaves 27.
as semelhanças são grandes demais para serem mera coincidência não vos parece?
Hotel Victoria Lisboa
Juntamente com o Teatro Éden, também de Cassiano Branco esta obra poderá ser considerada uma das mais emblemáticas e originais da arquitectura portuguesa da época. De planta rectangular, este edifício de seis pisos, cave e composto por dois corpos totalmente revestidos a mármore, destaca-se pelos alçados rasgados por cinco janelas de vão rectangular em cada um dos pisos, com mainel em forma cilíndrica, cujas varandas possuem frisos metálicos.
Em 1934 a empresa “Freire e Matos, Lda.” pedem autorização para construir no seu terreno um edifício de seis pisos, destinado a hotel, em substituição de um outro já aprovado para aluguer de apartamentos, segundo projecto do arquitecto Cassiano Viriato Branco Iniciada a construção em 1934, o “Victoria Hotel” situado na Avenida da Liberdade, em Lisboa, era inaugurado a 1 de Julho de 1936. A fachada de aproximadamente 16,50 metros, permitia um apartamento por piso, solução que facilitou a reconversão em unidade hoteleira com grande facilidade e rapidez.
Rua Nova de S. Mamede, 7 - 1937
Rua Fialho D`Almeida 15
Nunca tinha reparado! Há efectivamente uma semelhança enorme e, dado que o trabalho de um arquitecto não pode ser copiado, tudo leva a crer que se trata do mesmo autor. Não soube mais nada àcerca deste assunto?
ResponderEliminarCumprimentos