terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Remando contra a corrente



enfim também algumas boas noticias :-)
ao fim de vários meses de luta através do blog Gazeta Miraflores consegui finalmente que fosse reparada a iluminação do parque infantil no Parque Urbano Miraflores, foi uma batalha árdua, posso dizer que da CMO nem uma resposta aos meus vários emails... a situação era de evidente perigo de vida para todas a crianças que todos os dias frequentam este espaço, tivemos de ir por vias travessas e reclamar para outros organismos que devidamente responderam á minha chamada de atenção para esta situação e encaminharam para a CMO que assim não poude fazer orelhas moucas outra vez, assim 6 meses depois do meu primeiro artigo na Gazeta e do envio do 1º Email, a Victoria é nossa e as luzes do Parque estão devidamente reparadas, hoje já ganhei o dia :-)
a nossa pequena guerra começou Quinta-feira, 15 de Setembro de 2011 demorou cerca de 4 meses a resolver esta questão... um espelho da Oeiras real
http://gazetademiraflores.blogspot.com/2011/09/perigo-para-seguranca-das-criancas-no.html

Carta aberta de um Morador ao Sr Presidente da Câmara Municipal de Oeiras Sr Isaltino Morais





Carta aberta de um Morador ao Sr Presidente da Câmara Municipal de Oeiras Sr Isaltino Morais
Estão bem demonstrados nas peripécias desta estátua os procedimentos quanto a obras do Município nesta Freguesia. Seria até digna de vários recordes do Guinness book of records as voltas desta "obra de arte"; depois de alguns 6 meses em vinha de alhos e envolta em plásticos a aguardar junto á esquadra de Miraflores , surge agora uma obra extra dimensionada (que continuo a tentar saber quem vai pagar uma vez que a CMO não responde aos meus Emails e a obra não tem qualquer placa indicativa de custos, duração de obra etc o que nos remete muito provavelmente para uma obra de ajuste directo ou algo do género) que já leva 3 semanas e isto em tempos de cortes que vão ate á utilização dos dinheiros disponiblizados para a construção do centro de Saúde de Algés para terminar o parque dos Poetas, aparece nos agora este mamarracho a tirar espaço que já é escasso no Parque urbano de Miraflores com uma obra evidentemente extra dimensionada e sobretudo muito cara concerteza, só quem não passeia ao fim de semana ou durante as tardes soalheiras pelo referido parque é que não se apercebe que as infrastruturas são já muito escassas (poderá verificar pelo CENSOS que a população em Miraflores tem muitas crianças e jovens que de facto nada têm para alem deste Parque urbano e do quase emparedado Parque da Quinta de Santo António agora reduzido a um terço do original (mas essas seria outra questão)... não há um campo da bola, uma tabela de basquete uma rampa de skate... nada, o cenário é de deserto e o Sr não se apercebe disso? Sendo Residente e ainda por cima Presidente da CMO devia reparar não lhe parece?
Muito gosta o Sr Presidente da CMOeiras de estátuas... gosta mais de estátuas do que das pessoas que o elegeram e evidentemente mereciam muito mais um centro de Saúde há muito prometido e que uma estátua mamarracho com algo em cima, uma Igreja esqueleto de betão ou uma tranche do Parque dos Poetas em Oeiras, que se eu o quiser visitar um dia terei de pagar entrada.
Sr Isaltino de Morais, apesar de demissionario o Sr mora em Miraflores.... porque é que o Sr não repara/nada faz para alterar este estado de coisas?? Não lhe parece que tudo isto é absurdo? tendo em conta que espaços para a pratica de desporto em Miraflores ou são escassos ou dizendo a verdade ....NÃO EXISTEM !
Se tivermos e conta que, de há uns anos para cá a qualidade de vida dos Miraflorenses foi seriamente afectada com a aprovação de vários projectos Empresariais dos quais os moradores não receberam as devidas contra partidas sociais, essas foram para outras freguesias e para a CMO ou para outros destinos
Para o futuro o sr deixa nos um projecto enorme junto á ria de Algés que nos ira retirar a vista ao pouco verde que nos resta e que nos ira retirar o Sol a muito de Miraflores ....contra partidas para os residentes NADA de novo ! nao me parece justo e tudo farei para defender o futuro de Miraflores e contrariar esta situação
Deixe se das estátuas e pense mais nas pessoas Sr Isaltino de Morais os Miraflorenses merecem as devidas contra partidas pelos incómodos da pressão Urbanística
NÃO QUEREMOS MAIS ESTÁTUAS SR PRESIDENTE QUEREMOS EQUIPAMENTOS SOCIAIS E DE LAZER PARA OS MORADORES !!! ... e era para ontem se faz favor

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Miraflores Decorações de Natal

Este ano devido á crise as decorações de Natal são mais modestas mas não deixamos de louvar o bom gosto das poucas que existem, aqui deixo o registo fotográfico da decoração da Rotunda á entrada de Miraflores, esta decoração esta colocada numas das Árvores mais imponentes da Localidade uns Pinheiros Bi centenarios que foram mantidos quando da instalação da Fonte na Rotunda.
Peço desculpa pela fraca qualidade de alguns registos mas infelizmente a Gazeta de Miraflores carece de equipamento fotográfico e utiliza o que existe...um telemóvel com uma camera de 2.0 mp sem flash o que torna muito complicada a tarefa de fotografar á noite.




sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Painel com Versiculo da Biblia á beira da ruina total

É com grande tristeza que quando passo diante deste painel que para muitos nada diz mas que a mim me agrada a sua presença na localidade, penso que todas as pequenas obras de arte urbana plantadas um pouco á toa na localidade pelo construtor da Urbanização Arquipark como contra partidas pelos incómodos de uma urbanização deste tipo trás aos habitantes são uma mais valia e não me agrada velas simplesmente cair aos pedaços.
Tínhamos já há uns meses alertado para esta questão através de Email para a C.M.Oeiras pedindo esclarecimentos quanto a quem responsabilizar e se poderiam fazer algo uma vez que  a situação já altura exigia uma intervenção de urgência. Ora depois das ultimas chuvas e temporais a situação passou de urgente a critica como podem ver pelo registo fotográfico efectuado pela Gazeta. Assistimos pois a mais uma delapidaçao de património cultural da localidade e aparentemente ninguém esta minimamente preocupado com isso, a Administração do Condomínio que simplesmente nem aceita falar connosco, a C.M.Oeiras que nem responde aos Emails (mais uma vez), tudo Entidades com culpas no cartório e que se caso não fosse eu ser uma pedra no sapato desses srs a coisa iria acabar para sempre caindo aos poucos azulejos a azulejo deixando as entidades envolvidas com menos uma responsabilidade e menos uma despesa o que lhes agradaria imenso nos tempos que correm.
Pois a questão se põe assim que nos resta fazer para que a situação se resolva com o maximo de urgência? Para Já irei enviar Emails para todas as entidades que possam eventualmente intervir, depois irei criar uma petição publica on line de modo a criar um grupo de pressão Junto da C.M.Oeiras e da Junta de Freguesia, agradecia que caso tivessem alguma sugestão a fizessem chegar até mim através do Email war_hammers@hotmail.com, obrigado.

Aqui vos deixo com o registo fotográfico da pré ruína do nosso mural Bíblico em azulejo




segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A propósito da Nova Igreja de Miraflores...



Pois meus amigos como todos sabem a Saga da Nova Igreja de Miraflores continua e aparentemente continuará, o que era para ser um objecto de culto e serenidade continua a fazer correr rios de polémica e contestação, agora, vinda das mais altas esferas do Vaticano que se mostra muito preocupado com a imagem excessivamente vanguardista de algumas igrejas, assim para evitar que continuem a ser construídos edifícios que possam desvirtuar a função religiosa, vai criar uma comissão que se pronunciará sobre o aspecto dos novos templos.



"As igrejas feitas nas últimas décadas parecem salões multiusos. E muito frequentemente os arquitectos, até os mais famosos, não têm em conta o que é a liturgia divina, e acabam por fazer construções de vanguarda que se parecem com tudo menos com uma igreja", pode ler-se no jornal La Stampa da passada segunda-feira. Dirigido pelo cardeal Llovera, este organismo fiscalizará ainda a música usada nas cerimónias religiosas.

Ora a mim quer me parecer que é exactamente que se passa com a nossa Igreja Fálica de Troufa Real em Miraflores

Em Paio Pires, vai nascer um "armazém"



À primeira vista, parece um armazém, a nova igreja que o arquitecto Bernardo Miranda desenhou para Paio Pires. Em tijolo burro de terceira escolha, o projecto para a aldeia do Seixal está, pela sua simplicidade, nos antípodas das suas congéneres do Restelo e Miraflores. A única concessão aos artifícios é a trepadeira que envolve os edifícios todos iguais, que ainda não saíram do papel. Um deles será a igreja propriamente dita, os outros terão funções associadas, como o centro paroquial.

"Tenho imenso medo das igrejas feitas por alfaiates de alta-costura e da sua fantasia", observa, enquanto explica que o seu trabalho assenta no conceito de hospitalidade. Em Palmela, transmutou um posto de transformação da EDP de 25 metros quadrados numa ermida.

O minúsculo barracão cinzento-escuro correu mundo, graças às revistas de arquitectara em que tem surgido. Para o arquitecto, nem só as obras de Troufa Real são problemáticas: muitas outras igrejas igualmente grandes acabam por criar problemas às comunidades que servem, que não têm verbas para as manter.

No entretanto o Arquitecto Troufa Real terminou o seu projecto polémico da Igreja do alto do Restelo ou "Igreja Caravela" será que terá agora tempo para acabar a de Miraflores que supostamente esta dependente de alterações ao projecto para ser terminada???



Ainda acerca da nossa Igreja supositorio diz  o blog CIDADANIA LX

"Mais modesta no seu orçamento de 3,1 milhões, a igreja que está em construção em Miraflores, Algés, também granjeou desde cedo alguma antipatia. Aqui, o que serviu de inspiração a Troufa Real foi o cosmos. O povo, esse, chama-lhe "igreja-foguetão", mas também "supositório". "Aquele cilindro tem lá dentro uma cúpula invertida que é um meteorito", explica o arquitecto. Ignora-se, no entanto, quando poderá semelhante nave desafiar o espaço sideral: desentendimentos entre a paróquia e o arquitecto levaram a que a empreitada parasse há ano e meio. "É uma vergonha", queixa-se o projectista, alegando que alterações feitas ao projecto sem o seu consentimento transformaram o foguetão "num paliteiro sem segurança estrutural". Está previsto que o enorme cilindro seja forrado a azulejos de Querubim Lapa.

O pároco local, Daniel Henriques, admite que o objectivo da transformação foi tornar a obra mais leve mas também mais barata - mas nega que isso tenha comprometido a segurança do imóvel. E deixa uma crítica velada: "Pode ser que, depois de inaugurada a igreja do Restelo, o arquitecto tenha mais disponibilidade para acompanhar esta obra". Tal como o anterior, também o projecto de Miraflores foi oferecido. "A cavalo dado não se olha o dente", diz Diogo Pimentel, assegurando que não estão previstas para Lisboa mais igrejas espalhafatosas. "Não tenho dúvida nenhuma de que a igreja do Restelo se vai tornar uma atracção turística", acrescenta. Mesmo que por razões erradas.


Além de impossiveis tentativas de classificar tal obra ( só um assustador manual clínico de aberrações o conseguiria ) ... devemos ... acima de tudo ... apercebermo-nos do tipo de mentes capazes de as conceber ... e essas mentes ... pertencem a uma geração que ainda se movimenta na chamada “Ordem” dos Arquitectos e … além disso … e agora vem o mais Grave … Ainda influenciam e formam outras mentes através do Ensino Universitário (!!)."


António Sérgio Rosa de Carvalho.

sábado, 12 de novembro de 2011

Será um OVNI?



Não não é um OVNI, é simplesmente uma antena parabólica que voou até á parte de trás dos edificios Compave com a força do vento do ciclone que se avizinha, mais curioso é que a dita antena voadora nem sequer pertence aos edifícios Compave, até á hora da partilha deste post os Bombeiros de Algés ainda não tinham identificado a proveniencia do objecto voador, aqui deixo um aviso á navegação, hoje á noite se residir em Miraflores não saia de casa ou se o fizer leve um capacete.

Outono em Miraflores



Primeiro dia de chuva
O tempo está a mudar.
O chão coberto de folhas
Já nos tem vindo a avisar.

Mui sequinhas e douradas,
Formavam tapete lindo.
O Verão foi muito quente,
O Outono será bem-vindo.

Algumas foram varridas.
E a relva assim descoberta,
Cheia de água e viçosa,
Sente-se agora liberta.

Do claro verde ao castanho,
Há todos os cambiantes.
Minha estação preferida,
Se tudo for como dantes!