Trago-vos hoje mais uma magnifica obra que a muitos passa desapercebida e é de facto uma mais valia para a Freguesia de Algés e a localidade de Miraflores, esta localizada na avenida General Norton de Matos na entrada dos nºs 21 a 23 em Miraflores.
Esta obra é da autoria de José Fernandes Oliveira Prata Farinha, escultor, nascido em Elvas em 3 de Janeiro de 1912 e falecido em 1977 era filho de José João Farinha Jr. e de Mariana da Encarnação Oliveira Prata Farinha. Veio residir para Lisboa logo a partir dos 6 anos.
Este escultor autodidacta tem vasta obra pública em Lisboa que inclui os azulejos no Palácio da Justiça e esculturas em diversos prédios da cidade, assim como na Escola de Pesca e Marinha de Comércio (em Belém desaparecida recentemente assim como o painel), no Hotel Ritz, no Parque de Campismo e Parque Infantil de Monsanto, na Piscina Municipal dos Olivais, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa e no Seminário dos Olivais;
Dedicou-se também à medalhística executando nomeadamente, as comemorativas da adesão de Portugal à OIT, dos 500 anos da publicação de «Os Lusíadas», do VII centenário da chegada das relíquias de S. Vicente à Sé de Lisboa e do 25 de Abril;
Foi galardoado com o Prémio Soares dos Reis
É de facto fantástico ter uma obra desta beleza e valor exposta na Freguesia, mas, há que lhe dar o devido valor e preserva-la, a obra começa a apresentar evidentes sinais de degradação pelo que será necessário um restauro a médio prazo.
Sem comentários:
Enviar um comentário