quarta-feira, 21 de maio de 2014
A quinta do Duque de Cadaval em Pedrouços
".. A segunda d´estas quintas é a principal da familia de Cadaval depois que o terremoto de lhe arruinou o seu palacio junto ao Rocio (Praça D Pedro) parte do qual ainda permanece dentro um pateo com porta para a rua do Principe.
A quinta é grande e bella pelos arvoredos que a guarnecem e pelas extensas e largas ruas que a cortam.
A situação tambem é deliciosa pois que na extremidade occidental do logar de Pedroicos estende se em terreno chão até acabar na margem esquerda do rio ou ribeira de Algés Este pequeno rio nasce na serra de Monsanto defronte do logar mesmo nome recebe no seu breve curso outro proximo de Outorella e lança se no Tejo junto ao forte da Conceição onde tem uma ponte de pedra feita em 1608 a qual está contigua à quinta de que nos occupámos O palacio nada tem de magnifíco nem de grandeza posto que foi melhorado na segunda metade do seculo passado por occasião do casamento do duque D Luiz de Mello com a senhora D Luiza filha legitimada del rei D Pedro.
Está cercado este palacio de bosques que o escondem quasi inteiramente deixando lhe desassombrado o horisonte tão somente para o lado posterior da entrada donde se desfructa a vista da grandiosa rua que vae terminar no rio de Algés El rei D João V veiu passar a primavera do anno de 1712 nesta linda residencia ducal.(...)"
ARCHIVO PITTORESCO SEMANÁRIO ILLUSTRADO, EDITORES PROPRIETÁRIOS CASTRO IRMÃO & C Volume IV - 1863
Fotografia 1938 Quinta do Duque - Palácio dos Duques de Cadaval, Eduardo Portugal
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Seria possível um artigo sobre o casal abreu, antigo numero 60 da rua joao chagas? Por muito que procure no google nao enco tro qualquer tipo de informação.
ResponderEliminarObrigada.
Adorei encontrar esta foto. O meu querido pai nasceu aqui em 1920. O meu bisavo ai viveu ate a sua morte em 1926. Reparei que tem um blog sobre o passado de Lisboa. Procuro uma foto do palacete de um tio bisavo localizado no numero 18 da Avenida da Republica. Sei que foi demolido em 1951 mas sem encontrar uma foto. Agradeço desde ja o seu interesse e dedicaçao ao tema do nosso passado. Os melhore cumprimentos, Alda Berneaud-daRosa
ResponderEliminar