quinta-feira, 24 de março de 2011

Clareira Encantada Espaço publico de leitura infantil no Parque Urbano da Quinta de Santo António, uma boa ideia e mais uma polémica


Abriu recentemente (Fevereiro) com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras um espaço destinado á leitura infantil no Parque Urbano da Quinta de Santo António, este espaço que estava pronto a ocupar esteve ao abandono durante anos apesar de estar pronto a utilizar e é de louvar esta iniciativa caso não tivesse envolto numa certa polémica que já nos vamos habituando no Parque Urbano da Quinta de Santo António (iremos tratar das polémicas na parte final do artigo)
 Quero aqui divulgar primeiro que tudo o espaço que de facto esta muito agradável e poderá eventualmente servir os habitantes da localidade, caso evidentemente façamos utilização dele uma vez que segundo consta este espaço é para TODOS.
O espaço é chamado Clareira Encantada e segundo a definição referida no sitio da "Associação"


"A Clareira Encantada - Associação Infantil de Miraflores é uma organização sem fins lucrativos constituída em Março de 2010 e que desde 1 de Outubro do corrente tem o apoio da Câmara Municipal de Oeiras através da cedência de um edifício sitio no Parque Urbano da Quinta de Santo António em Miraflores, Algés.

O nosso principal objectivo é fomentar a leitura nas crianças e a interacção de pais e avós no seu gradual desenvolvimento. Neste âmbito haverá uma Biblioteca Infantil para consulta livre e empréstimo. Dentro deste objectivo iremos treinar competências de leitura, criar o gosto pela leitura e ensinar saber estar com outras crianças como também haverá a realização de uma feira anual do livro infantil.

A Clareira Encantada abrangerá também uma vasta área de interesses: criar soluções de inclusão e ligar as pessoas adultas e as crianças à comunidade local; workshops para crianças sobre escrita, desenho e pintura; ateliês diversos enquadrados em actividades de promoção de exposições, acções de dinamização e outras actividades de animação cultural infantil; yoga infantil; actividades de jardinagem e estufa; organização de festas de aniversário; organização/ promoção de jogos e actividades desportivas e literárias das mais diversas modalidades.
Se as coisas forem como consta será um projecto muitíssimo interessante para todos os Pais e Avós da localidade, Sugiro a todos a visita ao espaço e aqui deixo os contactos e uma foto do espaço

Telefone 915749772

Email - clareira.encantada@clareiraencantada.org

Sitio na Internet - WWW.clareiraencantada.org





O espaço onde funciona a Clareira Encantada


As Questões que se colocam ao Município e não são respondidas e as lógicas desconfianças

Como não podia deixar de ser  e como se de uma maldição se tratasse o Parque Urbano da Quinta de Santo António tem sempre algo envolto em mistérios e procedimentos estranhos, quanto á existência deste espaço tenho tudo a louvar acerca da iniciativa que no original e como esta descrito no sitio da Internet é de facto excelente, a questão é que muitas das vezes as coisas não são como nos querem mostrar e estando de pé atrás com o Município, fomos mais fundo na questão.
Aparentemente o Município no que toca á Quinta de Santo António pouco ou nada quer dizer, foi enviado um Email para o endereço electrónico da Edilidade solicitando informações quanto a várias questões e polémicas que envolvem o parque (sendo esta uma delas) e até agora respostas zero... evidentemente iremos voltar á carga por acreditarmos ainda que as instituições neste País ainda funcionam apesar de mal e porque temos o direito de ser informados, não se compreende como é que nem um email acusando a resposta e informando do encaminhamento da situação nos foi enviado, será por mau funcionamento do serviço ou... será propositado o black out Camarário?
 Voltando á questão que tratamos neste artigo e quanto ao espaço é de facto inacreditável como é que a Câmara e a Junta de Freguesia deixaram chegar o espaço ao ponto onde chegou, o espaço estava equipado e pronto a funcionar até este ano (desde a a sua suposta abertura em 1995) estando evidentemente o espaço muito degradado e pasmem-se segundo consta a câmara nunca recebeu nenhuma proposta até ao dia em que as duas simpáticas senhoras entregaram na Edilidade uma carta com a proposta de abertura do espaço, pergunto aqui, ALGUÉM TINHA CONHECIMENTO? O mais estranho é que o espaço estaria em principio destinado a uma biblioteca portanto em principio não disponivel e logo evidentemente que as pessoas nunca endossaram qualquer solicitação á Edilidade pedindo a sua cedência. Aparentemente até a Câmara estava esquecida da questão uma vez que não informou ninguem da sua disponibilidade, podem me dizer que, epa o espaço estava ao abandono, agora serve a população da localidade etc. A coisa seria muito bonita se o projecto seguisse as directivas que se supunha seguir, prestar um serviço publico e não tomar os caminhos de uma utilização privada. Como mencionei anteriormente fomos pesquisar se de facto o espaço deveria ser destinado preferencialmente á utilização publica a realidade é outra e é de desconfiar, ora vejam


segundo consta no texto do sitio da Clareira Encantada

"O nosso principal objectivo é fomentar a leitura nas crianças e a interacção de pais e avós no seu gradual desenvolvimento. Neste âmbito haverá uma Biblioteca Infantil para consulta livre e empréstimo. Dentro deste objectivo iremos treinar competências de leitura, criar o gosto pela leitura e ensinar saber estar com outras crianças como também haverá a realização de uma feira anual do livro infantil."

e

"A Clareira Encantada abrangerá também uma vasta área de interesses: criar soluções de inclusão e ligar as pessoas adultas e as crianças à comunidade local; workshops para crianças sobre escrita, desenho e pintura; ateliês diversos enquadrados em actividades de promoção de exposições, acções de dinamização e outras actividades de animação cultural infantil; yoga infantil; actividades de jardinagem e estufa; organização de festas de aniversário; organização/ promoção de jogos e actividades desportivas e literárias das mais diversas modalidades."

esqueceram-se foi de dizer que era a pagar, um autentico abuso uma vez que o espaço é CEDIDO pela Câmara ou seja não é pago e a sua vertente social é esquecida totalmente nem mencionando sequer que o espaço é publico, estamos aqui portanto, perante uma situação de aparente abuso do espaço para proveito próprio o que me parece algo a contestar e a denunciar, para já e para combater o uso abusivo do espaço é utiliza-lo o mais que possam, já que supostamente é um espaço publico toda a gente pode lá ir com as crianças, não se esqueçam de quando visitarem o Parque com as crianças de lá irem e ficarem um bocado, entretanto estamos a enviar mais um email para a C.M.Oeiras com pedido de explicações e caso se voltar a repetir o evento de não responderem ao Email iremos até onde for necessário para denunciar a situação e receber respostas.

 É de facto triste uma localidade onde não existe praticamente nenhuma infraestrutura social esteja a ser encaminhada para uma utilização privada quando deveria seguir uma vertente totalmente oposta.
Vejam lá se no prospecto menciona que o espaço é Publico? Não menciona pois não? É de facto uma Clareira Encantada mas aparentemente é só para quem dinheiro !!!

1 comentário:

  1. Sr. Rui, gostaria imenso de puder falar consigo, á cerca desse local "para proveito próprio" de quem está á frente do mesmo! UMA VERGONHA

    ResponderEliminar