sexta-feira, 11 de março de 2011

O Parque Urbano da Quinta de Santo António, mais um espaço envolto em procedimentos menos claros



O sitio http://www.cm-Oeiras.pt da C.M.Oeiras faz assim uma breve discrição do Parque Urbano da Quinta de Santo António :
"Parque com cerca de 2 hectares, dotado de alguns equipamentos de lazer. Esta quinta era uma, entre muitas, das quintas que existiram em Algés, propriedades de famílias abastadas que conjugavam ao mesmo tempo um espaço de lazer com uma área agrícola, onde a abundância de árvores decorativas, como é o caso das palmeiras, tornaram o local paradisíaco. O parque é dotado de zonas arrelvadas, canteiros floridos e bancos abrigados sob frondosas árvores, tornando todo o conjunto muito acolhedor.".
 De facto quem lê estas linhas fica com uma ideia muito agradável do espaço, esqueceram-se foi de mencionar que o Parque Urbano da Quinta de Santo António esta praticamente emparedado numa floresta de cimento e que apenas durante uma reduzida parte do dia é banhado pelo sol.
 O parque como diz o texto da C.M.Oeiras teria mais de 2 hectares quando foi comprado ao empresário Sousa Sintra em meados do ano 2000 com o destino de ser um dos mais espectaculares parques do Concelho, o projecto inicial envolveu muitíssimo bem as antigas estruturas existentes na quinta no espaço, nomeadamente as nascentes (que as há varias no espaço já mencionadas em cartas militares de 1800), o sistema de rega e distribuição de agua para os diversos depósitos, os azulejos bicentenários e o magnifico Solar dos donos da antiga quinta Miraflores. Foram preservadas  a maior parte das árvores de grande porte existentes no espaço e foram criados alguns espaços para crianças e um circuito de manutenção (agora desaparecido). Tudo parecia fantástico para os habitantes da freguesia até que num negócio no mínimo estranho em que aparentemente a C.M.Oeiras não teve praticamente nenhumas contra partidas aparentes, o espaço é dividido ao meio e é autorizada a construção de três edifícios de habitação mesmo em cima do parque, fazendo ás vezes parecer que o espaço é pertença dos ditos edifícios. De 2 hectares passamos assim para 1 e as coisas ainda não ficaram por aqui.


Assinalado na foto a amarelo dois dos edifícios, como podem ver mais de metade do parque desapareceu e falta ainda um terceiro edifício. A azul temos o espaço ocupado actualmente pela nova Igreja de Miraflores que veio retirar mais uma fatia ao parque


Acrescentando ao facto de ter sido gravemente esquartejado um espaço tão ilustre e a preservar pelo Município não se sabendo muito bem porquê no meio da negociata foi incluído o Solar senhorial da quinta que, sem se saber bem como e aparentemente sem qualquer contra partida para o Município passou para as mãos do promotor da urbanização que depois de ter ganho o bónus de poder encravar uma Urbanização num espaço publico de tão agradáveis caractristicas ainda recebe como que uma cereja no topo do bolo um imóvel de inestimável valor para todos, e que tanta falta faz á população da freguesia e muitíssimo á área de Miraflores que neste momento nada tem para actividades dos habitantes em geral e da juventude em particular. O espaço é hoje um ninho de empresas de informática.




O antigo Solar dos donos da Quinta de Miraflores hoje entregue nas mãos de privados sem se saber bem como nem porquê



 O Parque Urbano da Quinta de Santo António esta hoje transformado num espaço aborto, uma vez que foi alterado gravemente o projecto inicial, o espaço ficou com uma configuração estranha e com pormenores no mínimo caricatos, um deles é as casa de banho por exemplo serem na entrada do Parque junto ao antigo bairro dos Húngaros ou seja (uma vez que o metade do parque é a subir) no cimo do espaço.
 Esta área do parque e porque é de difícil acesso e de muito fraca visibilidade e pouca segurança praticamente não é utilizada pelos visitantes, esta de momento semi vandalizada, mais de metade de um painel de azulejos bicentenários roubados, Grafitti por todo o lado, casas de banho destruídas e fechadas ao publico. Questiono seriamente se os habitantes não deveriam tomar o espaço para si próprios e criar um espaço para actividades lúdicas da população dando assim uso a um espaço que caminha rapidamente para a ruína por falta de uso, aqui ficam umas fotos que para mim me partem o coração como Miraflorense de gema que sou.


As casas de banho, grafitadas e encerradas e colocadas no sitio mais remoto do parque


A estrutura anexa da suposta biblioteca que é hoje um espaço semi-privado completamente vandalizado e sem uso quando os habitantes têm tanta falta de um espaço para actividades lúdicas


os azulejos bicentenários, que é deles?










Abriu recentemente um espaço no deveria ter sido a biblioteca, que na sequência de um peditório efectuado no Shopping Miraflores angariou material didáctico para crianças de modo a abrir um espaço publico para crianças, ora esta iniciativa é de facto de louvar uma vez que aparentemente nunca ninguém se mostrou interessado em ficar com ele (coisa estranha uma vez que não sabia que um comum habitante da freguesia podia ter ficado com a suposta biblioteca que estava no projecto inicial). 
 Enfim apesar de mais uma vez as coisas no Parque Urbano da Quinta de Santo António serem o mínimo polémicas é sempre de louvar uma iniciativa que vem tentar reanimar um espaço que estava ao abandono apesar de estar totalmente equipado e pronto a abrir.
 Este espaço funciona como biblioteca e ludoteca para crianças visitantes do parque e esta aberto no horário de expediente do parque, promove para alem do serviço publico que presta, festas particulares e actividades extracurriculares para crianças (a pagar esta claro)

Biblioteca para crianças aberta recentemente, um espaço a visitar com os filhos

 Outra das coisas que me assombra no Parque Urbano da Quinta de Santo António é o facto de nunca haver Agua na única bica existente, apesar de a dita infrastrutura estar em pleno funcionamento uma vez que já por varias vezes verifiquei que os jardineiros que tratam do local de origem do leste da Europa quando querem ligam a bica com a ajuda de uma chave própria, desligando a mesma logo de seguida... ordens do Município? gostaria imenso de saber

Aqui deixo algumas fotos do que resta de um tão lindo espaço, esperemos que num futuro próximo não se lembrem de lá colocar mais uma carrada de Edifícios.
 Aqui fica registado o meu total desagrado pelo que o Município fez com espaço e com o seu parcial abandono.






Sem comentários:

Enviar um comentário