terça-feira, 18 de outubro de 2011

Fonte Alameda Fernão Lopes 3 meses depois, de novo, o principio de um Problema

Ao principio a Fonte era assim, Zen, positiva e límpida, exactamente como a queríamos de volta


Levantamos á uns tempos a questão da manutenção das fontes em Miraflores e três meses depois aqui estamos de novo noticiando que a situação se agravou e depois dos trabalhos de restauro efectuado na altura as fontes nunca mais foram ligadas e o problema esta de novo aí, a fonte na Alameda Fernão Lopes é de novo um principio de perigo para a saúde publica, as agua estagnadas da fonte, sem tratamento e sem filtragem tornaram se um ninho de mosquitos moscas e todo o tipo de insectos que vivem em águas estagnadas; talvez por a secção que trata da manutenção das fontes na Câmara Municipal pensar que nunca iria acontecer ter um verão até Outubro, decidiu manter as desligadas e sem tratamento, afinal de contas com frio não há proliferação de insectos e vamos manter isto até ao fim do Inverno... ou por qualquer outra razão, a verdade é que mais uma vez se vai ter de gastar uma pipa de massa a restaurar as tubagens e o sistema de filtragem enquanto que bastaria ter o sistema a funcionar como foi acordado com a Braga parques.
Quero aqui frisar que o cenário é puramente 3º mundista e mesmo ás portas da Residência do Presidente da Câmara e de uma das suas Pérolas o Arquipark, senão basta se o cenário de desleixo proporcionado por uma fonte putrefacta, á entrada do estacionamento da Braga parques por baixo da Fonte os Vigilantes têm vindo a manter uma mini horta com legumes vários que a pouco e pouco já perfaz metade do jardim anexo, um cenário puramente indigno para um dos Ícones da Localidade, a Alameda Fernão Lopes.
Mais uma vez tudo iremos fazer para alterar o rumo desta questão que me parece vai ser como mexer num ninho de escorpiões Camarários, a ver vamos ao que dá o nosso Email para diversas Entidades, aqui deixo o registo fotográfico do estado da Fonte para que todos vejam a gravidade da questão.
Deixo aqui a sugestão para os Srs especialistas camarários se não seria inteligente retirar a fonte e repor os jardins que aí antes existiam? Talvez fosse a forma de acabar com o perigo para a saúde publica e recolocar o espaço no caminho dos moradores. A fonte nunca deveria ter sido construída acartando a Câmara Municipal com a manutenção, não tem lógica e como se vê não funcionou e acarreta uns gastos imensos para a Edilidade.
Foram gastos 20 600,00 € na aquisição de serviços para reparação da sala de máquinas da fonte do Arquiparque em Miraflores, obra efectuada pela empresa URBADEC – DECORAÇÃO URBANA, LIMITADA. em contrato celebrado em 10 Setembro 2010, foi apenas dinheiro deitado a rua porque essas obras se alguém as fez não tiveram qualquer proveito visto que desde mais ou menos a data da referida obra  a fonte nunca mais funcionou, tendo sofrido varias obras de manutenção de urgência desde aí... coincidencias ou simples desvio de dinheiros públicos? gostaria imenso de ser esclarecido pela Câmara de Oeiras quanto a este facto,
É de facto bonito ver as fontes em pleno funcionamento, mas ... a que custo? Quantas fontes existem no concelho? não teria sido inteligente a Câmara ter poupado os milhões das sua construção e da sua constante necessidade de manutenção, e ter-se feito jardins por exemplo? No caso desta dita fonte na Alameda Fernão Lopes o jardim até já lá estava antes do Parque estacionamento subterrâneo... tristes tempos estes em que vimos o Sr Isaltino de Morais abandonar a Câmara de Oeiras depois de ter enterrado o Município até aos ditos em dividas á banca e a uma centena e tal destas empresas de prestação de serviços de origem duvidosa, com discursos que Oeiras há-de saber resolver as questões das dividas (não sei bem como uma vez que o cenário do país é de pré miséria) e bla bla e + bla bla, que Deus nos traga outro bem melhor que este, ou pelo menos bem mais honesto ISALTINOS NUNCA MAIS !!!!


as obras de manutenção de urgência á cerca de três meses, a fonte continuou a não funcionar... até hoje!


O estado actual da Fonte da Alameda Fernão Lopes, um charco de águas paradas

de notar no canto inferior esquerdo a mini horta dos vigilantes que a pouco e pouco vão cortando as plantas plantadas pela Câmara e substituindo por couves e afins, simplesmente de pasmar uma vez que o escritório da Administração do parque funciona nesse acesso

Sem comentários:

Enviar um comentário