quinta-feira, 8 de março de 2012

A origem dos nomes : Algés e Alcântara




Acontece que não é conhecida a origem, e o respectivo significado, do locativo Alge. A existência de uma antiga ponte que ligava as duas margens da ribeira, deu azo a que considerasse aquele Alge como origem árabe. Para melhor se entender esta minha opinião, permita-se-me que transcreva para aqui um ensaio acerca das pontes de Alges e Alcântara, actualmente pertença dos concelhos de Oeiras e Lisboa, respectivamente.

"Antigo arrabalde lisboeta, a freguesia de Algés faz parte do concelho de Oeiras. Quanto à origem do seu nome existe a opinião do Dr. David Lopes que apontao árabe Aljiçç, significativo de “gesso” como o seu étimo". Acontece, porém, que segundo os geólogos, a pedra onde assenta a povoação de Alge é de natureza granítica, pelo que nele não existe a pedra de gesso.
O escritor Mário Sampaio de Ribeiro produziu o seguinte comentário acerca do gesso de Algés: “
Para ensaboarem a cabeça aos árabes e o juízo aos leigos,como eu, foram chamar Algés (gipso), a um lugar onde, ainda hoje, o gesso só existe nas drogarias e nos estuques da casa”.

 A ORIGEM DOS NOMES : ALGE,ALGÉS, ALCÂNTARA

Convencido de que haveria aqui qualquer lapso, decidi, por minha conta e risco, examinar o topónimo
Algés.




Dois factos são relevantes : Algés cuja ribeira dispunha então de duas pontes e a ocidente de Algés existir antigamente uma outra importante Ribeira que nascendo em Belas, seguia pelas Portas de Benfica e pela actual Avenida de Ceuta,ia desaguar no rio Tejo. A pouca distância da sua foz, esta Ribeira era atravessada por uma ponte cuja geometria era arqueada. A este tipo de ponte arqueada davam os árabes o nome de qântara, um arabismo que iria originar o nome dado ao bairro (“Alcântara”).
Concluindo quanto venho de referir, quer o topónimode Algés quer no topónimo Alcântara,
têm a origemem palavras árabes que nomeiam os dois tipos de pontes, isto é, a ponte plana (jisr)
e a ponte arqueada (qântara). Logo tiramos a conclusão de que o nome Alge será uma corruptela do árabe "al jisr! a que corresponde o sentido de “passadiço” ou, o que é o mesmo, de "ponte plana"


à luz da minha óptica, tendo chegando a esta conclusão: O Dr. David Lopes equivocou-se, considerando o árabe “jiçç” significativo de “gesso” , em vez da palavra, igualmente árabe, “jisr” que nomeava a ponte que então ligava as margens da Ribeira de Algés. O plural da palavra árabe “jisr” é  jesur,
tendo sido com este arabismo que passou a chamar-se vila algarvia de Al-jezur,

Assim sendo a meu ver o nome Algés vem do Arabe Al jisr que significa ponte plana

1 comentário:

  1. Bom dia. Curioso e interessante o comentário. Fico também na dúvida dada a parecença com o actual Al-jaish (Exercito). Qualquer que seja a origem da palavra, uma coisa parece certa, a sua origem no árabe

    ResponderEliminar