domingo, 15 de abril de 2012

Menções a Algés na Literatura Portuguesa IV


"Os primeiros trabalhos litterarios"
padre Francisco da Silva Figueira







Trago-vos hoje uma obra extraordinária na sua descrição do que era então a Freguesia de Carnaxide, na qual estava integrada a área de Algés/Miraflores, "OS PRIMEIROS TRABALHOS LITTERARIOS"  do padre Francisco da Silva Figueira prior da Freguesia de Carnaxide 1865. O seu nivel descritivo, vai até ao detalhe e integra assuntos que vão desde a topografia, aos animais que existiam na região. Estamos pois perante mais uma obra de incrível rigor histórico e de enorme valor para a nossa localidade, a Freguesia de Algés e de todas as localidades vizinhas.
Iniciei o estudo desta obra retirando as partes referentes a Algés, mas que fui mergulhando nos maravilhosos relatos do padre Francisco Figueira sobre a região, (uma vez que a localidade de Miraflores se enquadra num perfil mais amplo do o das suas barreiras territoriais) achei por bem partilhar uma boa parte da obra seleccionando as partes que achei de maior relevo para a historia de Miraflores/Algés. Quem quiser consultar esta deslumbrante obra na sua totalidade basta que me solicite por email, que receberá uma copia em PDF gratuita como oferta da Gazeta para os seus leitores.
Deixo-vos então com a obra em questão :



Capa da obra do padre Francisco da Silva Figueira


parte da nota introdutória do sr José Silvestre Ribeiro














Nas paginas 21 e 36 encontramos a descrição do terremoto de 1755 e seus efeitos na area de Algés e na região circundante

A partir do final da pagina 44 encontramos a descrição das praias da Freguesia que curiosamente é mencionada como uma localidade separada de Algés ou Cruz-Quebrada, facto que me faz inclinar ainda mais para a questão de que Algés nunca foi uma Vila virada para o mar e esteve desde sempre localizada no interior.
 A partir da pagina 46 (e seguintes) temos uma muito interessante descrição geral das localidades da Freguesia da qual apenas retiramos a parte referente a Carnaxide por ser muito extensa.







a obra finaliza com um excelente conjunto de informação, algo que para um investigador particular como eu é uma descoberta fantástica, tabelas com nº de habitantes, óbitos, nascimentos, casamentos e profissões por localidades, reunidas de forma inteligente e clara. É com dados concretos como estes que se fundamentam teorias consistentes






Para finalizar deixo aqui tambem uma curiosa tabela com as estradas existentes na região


1 comentário:

  1. Gostava de ler esta obra, sabe-me informar onde a posso encontrar? e também saber algo mais sobre o Padre Francisco Figueira.

    Obrigado

    Manuel Lopes

    ResponderEliminar