sexta-feira, 11 de maio de 2012

Oeiras lança Orçamento Participativo


O Município de Oeiras lança, no próximo dia 16 de Maio, o primeiro processo de Orçamento Participativo.

Um mecanismo de democracia participativa e voluntária que reforça os princípios e compromissos da autarquia com a aproximação da administração ao cidadão, convidando-os a participar diretamente na definição de prioridades de investimento municipal para o orçamento de 2013.

Todos os cidadãos com mais de 18 anos podem apresentar as suas propostas a título individual, que contribuam para um desenvolvimento mais sustentável do Concelho, através da internet, na página http://op2012.cm-oeiras.pt ou presencialmente nas cinco Assembleias Participativas que irão realizar-se durante o mês de Junho, das 21h00 às 23h00, nos seguintes locais do concelho:

Dia 12 de Junho - Escola Básica do 1º Ciclo de Algés; dia 14 de Junho – Centro Paroquial e Social de S. Miguel de Queijas; dia 18 de Junho – Escola Básica do 1º Ciclo de Porto Salvo; dia 20 de Junho – Espaço Jovem de Carnaxide; dia 22 de Junho - Edifício Atrium – Oeiras / Paço de Arcos.

Nestas Assembleias, os cidadãos poderão discutir conjuntamente os problemas do Concelho e as propostas que propõem para a sua resolução, construindo um primeiro consenso sobre os projetos que consideram mais interessantes.

Após uma avaliação da viabilidade técnica das propostas mais consensuais, far-se-á, em Outubro, uma votação online para atribuir uma prioridade de implementação a cada uma das propostas, que poderão vir a ser consideradas pelo Executivo Municipal, aquando da elaboração das Grandes Opções do Plano e Orçamento para o ano de 2013.

Todo o processo está consagrado na Carta de Princípios aprovada em reunião de Câmara de 9 de Maio, disponível no site do Orçamento Participativo em http://op2012.cm-oeiras.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário