terça-feira, 22 de maio de 2012

Projecto de Esplanada a construir em Pedrouços 1929



Pedrouços – topónimo que significa grande amontoado de pedras



Pedrouços, zona entre a ribeira de Algés e a avenida da Torre de Belém, foi até ao final do século XVII um local pouco povoado e, como todas as zonas periféricas da cidade de então, tinha quintas de gente nobre - entre elas avultava a dos duques de Cadaval - e algumas habitações modestíssimas.

A moda do banho de mar, vinda de outras terras, assim como a crença crescente nas qualidades terapêuticas dos banhos de mar, contribuiu para Pedrouços se tornar num local de veraneio e de divertimento. Ao facto de ter areia e água limpa juntou-se uma nova forma de sociabilizar, menos rígida. A sociedade lisboeta passou a ter o hábito de ir tomar banhos de “mar” para Pedrouços e toda a família que se quisesse destacar, demorava-se, pelo menos, dois meses. Garrett por ali chorou vários desgostos de amor, Herculano acompanhou-o, mas contrariado, Fontes Pereira de Melo e Hintze Ribeiro aproveitavam para descansar das lides governamentais.

Esta praia foi muito “elegante” entre 1840 e 1875 mas, no final do século, com a abertura da via-férrea, perdeu importância. A linha de Cascais foi inaugurada a 30 de Setembro de 1889, iniciando-se na estação de Pedrouços, aguardando pela conclusão das obras que iriam ligar ao Cais do Sodré.

Mesmo assim em 1930 ainda havia uma enorme procura daquela praia para banhos e dai o pedido de construção á C.M.Lisboa desta explendurosa esplanada naquele local, convidamos-vos a darem uma vista de olhos no referido projecto, que não foi construído na totalidade e desapareceu com a construção da DocaPesca de Algés.















Sem comentários:

Enviar um comentário