quinta-feira, 28 de junho de 2012

Algés , Rua Latino Coelho nº 3

O nº 3 da Rua Latino Coelho em Algés é um edificio dos anos de 1940 que aparentemente tem a sua morte anunciada, (numa area onde o metro quadrado atinge os 2000 euros não se olha a meios para arranjar espaço) assim seguindo a doutrina do deita abaixo, este pequeno edifício será mais um a somar á lista dos desaparecidos em Algés, se olharmos para esta rua, praticamente todos os prédios são dos anos 50, 60 do Sec. passado e a sua traça muito mais pobre e feia do que as linhas simples, humildes e harmoniosas desta ruina, que, segue as orientações dos tempos da Guerra na Europa que ditavam regras de poupança e eficiência em todos os sentidos. Quem se dê ao trabalho de olhar para as coisas que o rodeiam e der um passeio por Algés irá ver vários edificios daquele tempo, muitos deles também ruínas, que, seguem linhas arquitectónicas muito semelhantes, ás vezes quase cópias e esse facto não é uma coincidência, no decada de 40 do Sec. passado uma das coisas que poupava e muito nos orçamentos eram os projectos padronizados, ou seja se se quisesse fazer uma casa com quatro quartos e dois andares, o estado facultava o projecto para a mesma por uma quantia infima, uma vez que não haveria lugar a custos de elaboração do projecto, ficando o estado ao mesmo tempo com o garante da solidez e enquadramento arquitectónico dos edifícios, e resolvendo rapidamente os processos de pedido de construção. Assim nasceram bairros em Lisboa, nos quais, todos os muros, portas janelas eram iguais, e havia apenas dois ou três formatos de casa,  pode ver-se ainda hoje em dia em partes dos Bairros da Encarnação e aqui mais perto Caselas que muitas das suas casas, muros, portas etc são semelhantes, o que não é igual não faz parte do bairro inicial.
 Quero terminar com um pequeno apontamento quanto à Arte Urbana que o edifício apresenta na sua fachada, contrariamente ao que algumas pessoas pensam, nomeadamente os "Scratshers" e "Grafitters"  que criticaram o meu artigo sobre o Jardim de Algés, e os rabiscos que por lá cresceram em todas as paredes, eu adoro "Arte de rua" agora o que se vê no jardim de Algés... NÃO É ARTE É POLUIÇÃO VISUAL !! 
 O que se encontra pintado na fachada deste edificio devoluto e condenado a ser derrubado é de facto ARTE, o graffiti é de excelente nível, esta muito bem enquadrado com a ruína, e valoriza sem duvida a rua. Nestes casos, onde o passar dos tempos deixa uma grande cicatriz urbana penso que é de louvar quem dedica o seu tempo a criar "Arte Urbana" de bom gosto.





















Sem comentários:

Enviar um comentário