sexta-feira, 6 de julho de 2012

A toponímia de Algés por Jaime Casimiro



Venho hoje trazer-vos mais uma teoria sobre a toponímia de Algés da parte do ilustre Jaime Casimiro na sua obra "Elucidário de alguma Oeiras". Ora Jaime Casimiro traz-nos algo novo e de considerar, que o nome de Algés poderia derivar de uma palavra Árabe que significa "Ilha", estranho não é?  Não tanto depois de lermos as palavras do texto abaixo reproduzido. 
 é apenas mais uma a somar ás outras, mas é deveras interessante, bem fundamentada e plausível e vindo de quem vem é certamente uma teoria a considerar seriamente. 



 A obra de onde foram retirados os textos abaixo "Elucidário de Alguma Oeiras – (Colecção Viver) – Jaime Casimiro / 2010" é uma obra fantástica para quem se interessa pela história local de Oeiras, é uma obra que reúne varias cronicas publicadas anteriormente pelo autor em jornais da região, escrita de forma muito interessante e acessível, pelo preço da edição vendida na C.M.Oeiras (era 8 euros)

o autor quando do lançamento da sua obra












No seguimento deste artigo foi publicado depois este outro que complementava o que acabaram de ler






2 comentários:

  1. Caro Rui Teodósio,
    Parabéns por este excelente artigo, que li com muito interesse.

    A Toponímia é uma área temática de grande interesse, pois explica muita da origem dos lugares, o 'como eram' no passado.

    Já tive oportunidade de ouvir o excelso Dr. Casimiro em conferências e palestras, e é fascinante e delicioso beber as palavras dele. Impressiona tanto saber!

    Cumprimentos,
    J A Baptista

    ResponderEliminar
  2. Esta explicação é argumentada e explicitada com provas fotográficas. Usa o campo teórico da origem das expressões similares e seus significados em árabe, seguida da metodologia científica por estudos de instituições renomadas.
    É a melhor versão da toponomia da palavra " Algés ".

    ResponderEliminar