segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Liga dos Melhoramentos e Recreios de Algés






A Liga dos Melhoramentos e Recreios de Algés é uma Instituição de Utilidade Pública sem fins lucrativos fundada em 5 de Agosto de 1912

A “Liga de Algés”, abreviadamente assim conhecida, é uma Instituição fundada em 5 de Agosto de 1912, com um rico historial.
Em 1915 a “Liga de Algés” instalou-se nos dois primeiros pisos e logradouro anexo de um edifício mandado construir pelo sócio e benemérito Sr. Eduardo Augusto Pedroso, sito na Rua Ernesto da Silva, Nº 95, com uma renda de 16 escudos e 67 centavos.
As actividades da Instituição eram fundamentalmente de carácter cívico, social e recreativo.
A Liga dedicou-se a uma notável e interessante obra de assistência e beneficência, mantendo um pavilhão onde era distribuída uma sopa aos pobres, levando auxílios monetários a gente necessitada, pagando rendas de casa, comprando enxovais para crianças e mantendo uma creche.
Durante 36 anos, a Liga foi quase exclusivamente uma instituição de Benemerência e de Defesa de Direitos, “função hoje atribuída às Juntas de Freguesia – como por exemplo os problemas do chafariz, das estações dos caminhos-de-ferro e das escolas primárias”*, assim como da iluminação das ruas, do rio de Algés, etc.




Jogo de Hoquei no pavilhão da Liga de Algés 1967 


Em 1948, ou seja, 36 anos após a sua fundação, a Liga deu os primeiros passos na patinagem. Construiu-se um recinto desportivo aberto, no terreno anexo à sede, onde usualmente se organizaram “festas que deram brado”*, verbenas, récitas e bailes que se tornaram famosos. Este recinto tinha 32m x 16m, quase as medidas mínimas oficiais, com vedação de ferro. Abriu ao público, com patins para alugar. “Nas varandas da própria sede ficavam os camarotes para os clubes e para a imprensa. Os espectadores ficavam distribuídos entre duas zonas descobertas, desniveladas, para não prejudicar a visibilidade. O equipamento já tinha sido escolhido – o tradicional bordeaux na camisola e calções brancos. Nascia o Hóquei Patins na Liga, modalidade que se pratica ainda hoje no clube. No seu palmarés a Liga conta com o título de Campeões Nacionais da 2ª divisão em 1967, um campeonato que foi vencido com todo o brio e esforço pelos jogadores e que constitui ainda hoje o maior título já conquistado pela Liga de Algés.

No final dos anos 60, também o Andebol fez a sua aparição na Liga de Algés, com grandes resultados e alguns títulos, mas que por razões de ordem financeira, em meados dos anos 80 a modalidade foi obrigada a desaparecer, ficando porém, na história deste clube todos os seus feitos e todas as suas equipas.

A Patinagem Artística nasceu na Liga em 1976, e desde o início a Liga teve nos seus quadros grandes patinadoras conquistando títulos atrás de títulos ao longo dos anos tornando-se numa das mais conceituadas escolas de Patinagem Artística Nacional, treinada por Andreia Teixeira ex-patinadora com grandes créditos na Patinagem Nacional. Actualmente a escola de Patinagem Artística da Liga de Algés mantém um nível de qualidade bastante elevado, com excelentes atletas, inclusivamente uma Vice-Campeã da Europa que serve de inspiração para as patinadoras mais novas.

Mais recentemente nasceu a Patinagem de Velocidade na Liga de Algés, uma aposta da actual Direcção, que mostrou uma grande ambição e uma grande vontade de arriscar nesta interessante modalidade, depois de várias reuniões e insistências, foi constituída a equipa de velocidade da Liga de Algés, que para além de uma equipa sénior de grande qualidade, conta já com vários jovens que se vão estrear na época de 2012, a primeira época oficial com patinadores da Liga. Com a qualidade que esta equipa tem e promete, esperam-se vários títulos e que a modalidade continue por muitos anos.

Em termos federados a Liga de Algés conta ainda com uma equipa de Bilhar Carambola, modalidade que nasceu na Liga em Maio de 2008 após vários pedidos de alguns sócios a que a actual direcção aquiesceu decidindo-se formar uma equipa que compete actualmente no Campeonato Nacional da 2ª divisão Zona Sul de Bilhar Carambola.


Sede e entrada para o pavilhão da Liga de Algés 




LIGA DOS MELHORAMENTOS E RECREIOS DE ALGÉS



Missão

Promover as actividades inerentes à Recreação associada às faixas etárias mais avançadas

Promover a prática dos Desportos sobre Rodas



Visão


Ser reconhecido como um Clube onde a prática de actividades desportivas e recreativas seja orientada pelo desenvolvimento da auto-estima individual e pelos princípios da solidariedade e respeito


Valores


Acreditar na capacidade de mudança das pessoas

Acreditar que o colectivo pode alterar comportamentos individuais

Acreditar que os princípios transmitidos dentro do Clube podem melhorar as pessoas que o integram, assim como o seu comportamento dentro e fora da Instituição

Acreditar que a nível desportivo, ao dar prioridade ao desenvolvimento da auto-estima individual e da solidariedade e respeito, em detrimento da constante pressão dos resultados, fazemos aparecer uma vontade colectiva que se vai traduzir na obtenção de boas classificações



fonte Sitio do clube na internet  »» http://ligadealges.pt/
canal no youtube »»»  https://www.youtube.com/channel/UCpMGeEOvTsSczhbRV5PuO8w/featured

Sem comentários:

Enviar um comentário