quarta-feira, 24 de outubro de 2012

A Sociedade Musical Simpatia e Gratidão




Fomos visitar a Sociedade Musical Simpatia e Gratidão, uma associação com mais de 100 anos situada na Portela de Carnaxide e que tem resistido heroicamente aos ataques dos tempos modernos, remando contra a maré dos interesses imobiliários para aquela zona, o desinteresse da Freguesia e da C.M.Oeiras e o desaparecimento da antiga população da Portela de Carnaxide. Ficamos especialmente agradados com a simpatia da Presidente da Sociedade a Sra Fernanda Carvalho que, mal nos viu a fotografar a entrada, amavelmente nos convidou a visitar as instalações e partilhou connosco alguma da história e dos problemas daquela colectividade que muito fez ao longo dos tempos pelas populações residentes.




deixo-vos primeiro que tudo com esta publicação no blogue da Sociedade Musical Simpatia e Gratidão, em 2008 as coisas eram assim...


o primeiro estandarte da Sociedade rcuperado pela Presidente Sra Fernanda Carvalho




Historial da Sociedade
"Pintada de verde esperança, assim encontramos a Sociedade Musical Simpatia e Gratidão, na Portela de Carnaxide. Acabada de fazer 117 anos, no passado dia 1 de Janeiro, a Sociedade nasceu bem no início do ano, como que um bom auspício para as gentes da Portela de Carnaxide. Na altura da sua constituição, germinou com o propósito com que nasciam todas as Sociedades culturais, ou seja, para nela se concentrar a população e recriar tempos livres, utilizar tempo de lazer, no fundo, fomentar amizades. Fundada numa das zonas mais comerciais de tempos idos, ainda há quem se lembre da maior fábrica de Chita da Europa que ali bem perto, existia. Aliás, foi dessa fábrica que saíram os fundadores desta Sociedade. Nela, recriavam bailes, Arte Cénica e praticavam Desporto. Em tempos idos, a sociedade teve como sócio, Dr. Bernardino Machado, Presidente da República em 1915 a 1917 e 1925 a 1926. Sócio de grande mérito que chegou a ser Presidente Honorário. O tempo passou e a Sociedade foi perdendo alguma da sua vitalidade que, entretanto, deseja retomar. Para isso, criou a Banda e Escola de Música, em Maio de 2000. Independentemente das dificuldades financeiras, a escola de Música funciona com ensino gratuito e cedência total de instrumentos. Mesmo os elementos da Banda Filarmónica, não necessitam de possuir disponibilidade financeira, porque a Sociedade fornece tudo, menos o calçado. A força de vontade da direcção da Sociedade não se fica por aqui. Para o futuro esperam conseguir reactivar a Arte Cénica, bem como o Desporto. Até lá, deliciemo-nos com a música que o maestro António Rodrigues Domingos ensina à ‘menina dos seus olhos’, a Banda Filarmónica da Sociedade Musical Simpatia e Gratidão."

 in Roteiro 30dias - edição de Fevereiro







Ora se em 2008 era assim, a Sociedade Musical Simpatia e Gratidão efectuava um meritório trabalho (recorrendo a apenas uns escassos recursos para o fazer) com a sua banda, dando formação musical e participando com os seus músicos em vários eventos no concelho e não só... em 2012  segundo a sua presidente "
a Câmara e a Junta de Freguesia de Carnaxide tem ajudado dentro do possível,com alguns apoios financeiros, assim como a Câmara tem dado subsidio para a banda de musica funcionar,embora de ano para ano tenha sido tirado alguma percentagem a esse mesmo subsidio,este já não dava para pagar ao maestro, daí neste momento a banda está apenas a fazer uma pausa para restaurar forças no sentido de voltar a pô-la a funcionar como escola de música."
A verdade é que evidentemente a associação no seu dia a dia serve de centro de dia para os reformados da localidade, faz eventos e festas sempre que pode (santos populares, Carnaval etc) e até fez o ano passado reviver uma tradição Lisboeta que esta praticamente desaparecida "o enterro do bacalhau", participa todos os anos nas marchas populares de Oeiras; é assim evidente que apesar de não haver actividades regulares na Sociedade ela faz um trabalho social diário de relevo, unificando os últimos moradores daquela localidade cheia de história e servindo de pólo difusor de cultura e tradição, por tudo isto merece esta sociedade o nosso aplauso e total apoio.
 Quanto à sua banda de musica que em tempos foi famosa nesta região, posso dizer-lhes , que os instrumentos estão lá, as fardas também, o espaço esta disponível e interessados em desfrutar de formação musical para as crianças (e não só) gratuitamente não me parece faltarem, falta vir o apoio devido das entidades para que esta Sociedade volte a funcionar plenamente
O que me parece estranho no meio de tudo isto é que com um pouco de divulgação e apoio dos organismos responsáveis este espaço poderia facilmente ser revitalizado e a formação de jovens músicos poderia ( e deveria) voltar a ser possível, afinal de contas o que falta é apenas um "maestro" e um musico para dar iniciação musical aos miúdos, dando de novo vida a um espaço que merece toda a nossa atenção quer pela sua história quer pela carga de património imaterial que carrega... o que esta a pesar de momento na balança é sem duvida os poderosos interesses imobiliários que estão com uns desejos imensos de deitar a mão aquele espaço, foi até prometido pelas entidades responsáveis que... pasme-se ... o edifício seria desmontado daquele lugar e reconstruído num local próximo caso a Sociedade considera-se sair dali.
Mas caricato mesmo é as diversas situações que nos aparecem na área que rodeia a Sociedade que demonstra bem o total desinteresse e desleixo da Freguesia de Carnaxide. 


1 - Como pode ver nas fotografias abaixo, à porta da Sociedade não existe uma passadeira,, nem à porta nem em toda a rua, que à mais de uma ano aguarda que as lá ponham, apesar dos repetidos pedidos efectuados pela Sociedade nesse sentido


  


2 - A paragem dos autocarros encontra-se no separador central e o resguardo para as pessoa do outro lado da rua a cerca de 20 metros.




3- Foi destruído pela freguesia o chafariz que à muito servia aquele largo chegando a Freguesia ao ponto de até cimentar a sarjeta, caricato não é? Chamo a isto atentado ao património puro e simples. Destruir e desactivar sem qualquer propósito.





Como já referimos anteriormente a Sociedade Musical Simpatia e Gratidão continua a resistir heroicamente aos ataques dos poderes ocultos e dos lobbys do concelho e com muito poucos recursos a verdade é que a sede esta um mimo, tudo no sitio, arranjado, preservado, bem pintado enfim salta logo à vista que o esforço e dedicação dados aquele edifício pela sua presidente, restantes corpos directivos e sócios é algo de monta e de louvar, esperemos que algo mude realmente num  futuro próximo e que as próximas eleições nos tragam algo de novo ao poder local.



A ultima banda










Os diplomas de louvor à Sociedade







Sem comentários:

Enviar um comentário