quinta-feira, 19 de maio de 2011

Munícipes de Oeiras manifestaram-se contra as condições "vergonhosas" do canil Municipal



Oeiras, 14 mai (Lusa) -- Dezenas de munícipes de Oeiras manifestaram-se hoje em frente à Câmara contra as condições "vergonhosas" do canil municipal, exigindo à autarquia que tome medidas em defesa dos animais, através da construção de um novo abrigo.
A porta-voz Grupo da Campanha Nacional de Esterilização de Cães e Gatos Abandonados, Maria Meyer, explicou à agência Lusa que o canil municipal de Oeiras não tem condições para acolher os animais abandonados.
 
"Não deixam entrar voluntários no canil, não nos deixam colaborar, não aumentam as esterilizações, não há campanhas de adoção, portanto, é preciso que façam alguma coisa para melhorar as condições dos animais", afirmou a responsável.



Há mais de um ano em conversações com a Câmara de Oeiras sobre a necessidade urgente de se concluir a construção do novo canil em Vila Fria, já que o atual situa-se em instalações provisórias de um antigo matadouro, Maria Meyer disse estar "cansada de esperar por ver ações concretas".
"O próprio vereador já nos deu razão, já admitiu que as condições são vergonhosas. Se por um lado temos esperança porque ele assume, com certeza, que vai mudar, por outro estamos à espera de uma mudança radical e rápida e a verdade é que nada se passa", lamentou.
Com faixas e cartazes envergadas, dezenas de pessoas gritaram hoje pelos direitos dos animais, prometendo continuar a lutar para que este flagelo diminua.
O protesto em defesa dos animais juntou várias gerações e quem passava de carro não ficava indiferente, acabando também por se manifestar.
"Os animais também sofrem", "basta de matar, deixem adoptar", "deixem-nos entrar, nós sabemos ajudar", foram algumas das mensagens deixadas pelos manifestantes.



 Declarações de um dos organizadores do protesto :

"Este protesto surge depois de um ano de conversações entre a Câmara Municipal de Oeiras e um grupo de munícipes que tentou, por todas as vias de diálogo e cooperação, conseguir condições de bem-estar para os animais capturados pelo canil municipal de Oeiras.
Foram várias as sugestões que fizemos no sentido do Município de Oeiras ser também à frente nas questões que se prendem com o bem-estar animal.
. Pedimos que parassem com o abate de animais e que optassem pela esterilização dos mesmos;
. Pedimos que nos deixassem entrar no canil municipal para, através do nosso voluntariado, conseguirmos encontrar donos para os animais capturados;
. Pedimos para que, de uma vez por todas, se termine a obra (infindável) do canil de Vila Fria, para que os animais deixem de estar no matadouro, local esse que não apresenta as menores condições para lá manter os animais... pedimos, sugerimos, oferecemo-nos, pedimos, sugerimos, oferecemo-nos. Os resultados foram sempre os mesmos: blá blá blá.

Resolvemos por isso avançar para um protesto onde mostraremos a nossa indignação. Contamos com todos aqueles que gostam de animais e até com os que não gostam, pois a esterilização é a única forma eficaz de controlar as populações de animais domésticos e errantes."







Sem comentários:

Enviar um comentário