terça-feira, 16 de outubro de 2012

A Zona desportiva de Algés é.... onde??


Placa camarária grafitada em Miraflores junto á Ria de Algés perto da Escola Secundária

REQUALIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS EXTERIORES DA ZONA DESPORTIVA DE ALGÉS
LARGO MARIA LEONOR FASE 1
Inaugurado ao décimo oitavo dia de Junho do ano de dois mil e cinco
pela Exma. Sra Presidente da Câmara Municipal de Oeiras
Dra Teresa Zambujo

Gostaria de na altura da colocação desta placa ter colocado algumas questões a Sra Dra Teresa Zambujo e ao staff do IOMAF
 Zona desportiva de Algés isso é...? Onde?
Desportiva só se for para quem tem dinheiros e pode gastar uns tostões em prol da boa saúde física, para os Benficas e Sportings, para o privado que a tudo deitou mão, para os habitantes resta lhe, correr (que ainda não custa dinheiro) ou utilizar os aparelhos de ginástica disponíveis nos Parques Urbanos ( que estão danificados na sua grande maioria, há mais de um ano) ou em alternativa utilizar a ciclo via de 2,5 km disponibilizada pelo Município na zona de Miraflores ( para quem tem bicicleta claro).
Parece-me no mínimo bizarro uma Freguesia que tudo tem para haver áreas de desporto (elas existem e estão ao abandono ou alugadas a privados) gratuito disponíveis para todos (residentes e não só) nada faz para alem de gastar os dinheiros camarários em estátuas e equipamentos sem sentido. Por uma pequena parcela do que foi gasto em estátuas, equipamentos e festas da Freguesia nos parques urbanos de Miraflores poderia se ter requalificado vários espaços que já foram, campos de ténis, campos de basquete e futebol salão etc, que se encontram ao abandono, espaços esses que podem fomentar muito uma saudável ocupação de tempos livres aos jovens desta Freguesia, que, para a pratica de desporto têm as cadeiras do shopping ou as ruas da Freguesia.
Muito terá de mudar nas politicas deste Concelho/Freguesia em relação a algo que consta da constituição da Republica e que deveria ser uma das directivas principais do poder local, diz a Constituição da República Portuguesa na sua VII Revisão Constitucional [2005] que :

"Artigo 79.º Cultura física e desporto

 1. Todos têm direito à cultura física e ao desporto.

2. Incumbe ao Estado, em colaboração com as escolas e as associações e colectividades desportivas, promover, estimular, orientar e apoiar a prática e a difusão da cultura física e do desporto"

Vendo as coisas a cru a realidade dos nossos dias mostra-nos que ... as opções que foram tomadas pelos "eleitos" (e estão a ser tomadas) foram as erradas, os dinheiros públicos foram (e são) mal aplicados, o despesismo é evidente e não se vislumbra uma estratégia definida no passado, presente e futuro que siga as directivas a que todos temos direito e esperamos, (prática de desporto livre e gratuita como consta da nossa Constituição da Republica) de forma económica e lúcida (atendendo à realidade nacional e os curtos orçamentos que virão nos anos que vêm) ... o que se vislumbra para o futuro é um deserto bem mais árido do que aquele que temos hoje, esperemos bem que as próximas eleições mudem tudo isto, para bem de todos nós muita coisa terá de mudar !!
Por tudo isto critico esta pomposa placa degradada, espelho da Freguesia que temos tido.

espaço destinado ao centro desportivo da U.D.R.Algés a cinzento ao cntro


Esta previsto que, em conformidade com o PDM (antes das alterações que penso estarem paradas) seja de facto criada uma área considerável de recintos desportivos, com o alargamento do complexo desportivo da U.D.R.Algés, (conforme informei em artigo anterior da Gazeta de Miraflores http://gazetademiraflores.blogspot.pt/2012/09/projecto-de-ampliacao-do-complexo.html ). E, surge aqui a situação contra a qual há muito me venho insurgindo; Todos os espaços que são criados pela C.M.O. e pela Freguesia para a prática de actividades desportivas vão parar ás mãos dos privados que com os locais nada querem senão o seu rico dinheirinho, foi assim com o campo futebol salão e o pavilhão Municipal, foi assim com o campo de futebol e ginásio da UDRA, e será assim com os novos campos previstos no PDM. Fica-se assim com "nada dentro de muito" ou seja... teremos uma Freguesia recheada de equipamentos desportivos mas não os poderemos utilizar, esses serão entregues depois de gastos milhões municipais aos senhores do costume... chegou a hora de se dizer não a tudo isto e mudar o rumo dos acontecimentos... o que é criado pelos dinheiros públicos é para ser utilizado pela população residente (nem que seja parcialmente) ponto final. Não apoio em nada a cedência dos recintos desportivos a entidades privadas e penso que esta questão merece a nossa preocupação.


Sem comentários:

Enviar um comentário