sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Patos Reais na Ria de Algés



 Sabendo eu que estamos na altura das migrações de patos bravos do norte da Europa para África e que a Ria de Algés é desde sempre um local de descanso e alimentação para estas migrações, fui em busca destas lindas aves com o propósito de as fotografar, já por diversas vezes os tinha vista à distancia descansando na ria.
Ao chegar perto da ria, descortinei algumas aves habituais e fiquei descontraidamente a observa las, quando de repente sou surpreendido pelo grasnar caractristico dos Patos Reais... saindo debaixo do túnel que em certos troços esconde a ria ali estavam os objectos da minha busca,varias fêmeas preparando se para levantar voo em direcção ao Sul... mal tive tempo para pegar na maquina e apesar de ficar de certo modo chateado comigo por não ter sido suficientemente expedito para tirar mais fotografias deste acontecimento sazonal que a mim muito me agrada, partilho assim convosco as imagens que consegui, que, apesar de tudo até que saíram bem.



Nome comum
Pato-real

Nome científico
Anas plathyrhynchos

Identificação
O pato mais comum e mais espalhado, também o maior e o mais pesado. Comprimento: 50 – 65 cm. Identificado em voo pelo tamanho, corpo robusto, asas ligeiramente arredondadas, batimento de asa moderadamente rápido. Assobio das asas característico da espécie.

Habitat
Em parques ou em canais de cidades, em lagos, rios, lagos das terras baixas, pântanos de florestas, águas nas terras altas. Muito versátil na escolha de local de nidificação, aceitando rapidamente ninhos artificiais.








Sem comentários:

Enviar um comentário