quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Visita a uma ruína em Miraflores



Existe uma ruína situada junto a Miraflores (no local onde passava a antiga estrada de circunvalação, no local onde se situava a paragem do autocarro nº 50) da qual,  tenho imensas duvidas quanto ao seu passado. Já me foi dito tratar-se de um alojamento da Guarda Fiscal e já me foi dito que seria o casal da quinta de Santa Marta, na sua ultima ocupação sei que serviu de alojamento aos oficiais da Marinha (e suas famílias) que estavam destacados em Lisboa e que foi quinta particular, já existia em 1930.
O imóvel sofreu vários incêndios nos últimos anos, facto que recorrentemente acontece em imóveis adquirido pelas imobiliárias e do qual muito desconfio, nos últimos tempos já vi este acontecimento em três locais nestas condições... a aguardar restauro. Não me parece fora de sentido desconfiar que estes sinistros são provocados pelos seus novos proprietários, uma vez que, se há alguém que ganha com estes estranhos eventos são eles mesmos... que ficam apenas obrigados a restaurar a sua fachada e não todo o edifício.
 Estamos a tentar escrever a história deste imóvel, caso tenha algo de relevo a acrescentar a este artigo, agradecia-mos que nos enviassem quaisquer dados via email para gazetamiraflores@hotmail.com.
Convido-vos então a visitarem o imóvel ...














































4 comentários:

  1. Não tive coragem de lá entrar, devido ao estado do imóvel. Temo que venha a ruir totalmente, dentro de pouco tempo.

    ResponderEliminar
  2. Em 2007 comecei a fazer graffiti nessa casa abandonada. Naquele tempo não estava tanto em ruínas Mais tarde ouve um incêndio, ouvi dizer que foram por uns miúdos. O meu tag (pseudonimo), nessa altura, era CORK, agora é COMP. Mas grandes tardes que passei nessa casa durante a hora de almoço la na secundaria de miraflores, ainda eu não fazia graffiti.

    Esta é a foto do graffiti que fiz nessa casa:
    http://www.flickr.com/photos/comp1/7972843010/in/photostream

    ResponderEliminar
  3. O futuro de uma propriedade tão bela e bem situada deveria ser a criação de um espaço cultural e não para edificar monstros como as torres compave...

    Rui Teodósio, não imaginas a saudade que tenho do monte que dava acesso à escola preparatória e que subi tantas vezes em criança, agora quando lá passo sinto-me escandalizado como se permitiu retirar a colina e a sua floresta para contruir um mono de cimento (apartamentos).

    ResponderEliminar
  4. Esta é maldita especulação imobiliária! Igualzinho aqui no Brasil.

    ResponderEliminar