segunda-feira, 26 de março de 2012

Menções a Algés na Literatura Portuguesa I

Dou inicio hoje á rubrica menções a Algés na literatura Portuguesa (que se ira prolongar por alguns meses, até haver material para publicar) na qual irei partilhar os resultados da minha pesquisa nos diversos acervos disponíveis na intenet, irei partilhar um pouco de tudo desde que seja considerado material de algum relevo pela sua importância histórica, por constituir curiosidade de monta ou pela qualidade e conteúdo dos textos; sendo a fonte dos apontamentos revistas, periódicos, livros e documentos de vários tipos. Terei o cuidado de tentar disponibilizar o máximo de informação possível quer das obras quer dos autores dos textos espero que esta rubrica seja do vosso agrado.
 Começamos então pela revista Crónica Feminina com um pequeno texto retirado da cronica de Inês Margarida Pereira Pedrosa que reuniu diversas cronicas num livro das edições Dom Quixote (podem consultar a obra na totalidade clicando aqui)




O texto tem duas citações sobre Algés que passo a reproduzir










                                             Inês Pedrosa
Biografia
Publicou o seu primeiro texto na revista Crónica Feminina, tinha apenas catorze anos. Aos vinte e dois licenciou-se em Ciências da Comunicação, na Universidade Nova de Lisboa. Estreou-se como jornalista profissional em 1983, na redacção de O Jornal (actual revistaVisão). No ano seguinte, a convite de António Mega Ferreira, passou para a redacção do Jornal de Letras, Artes e Ideias, que abandonou para integrar a equipa fundadora d' O Independente, então dirigido por Paulo Portas. Foi ainda redactora da LER e do semanário Expresso, em cuja revista Única manteve a Crónica Feminina até Fevereiro de 2011. Foi directora da revista Marie Claire em Portugal, de 1993 a 1996. É directora da Casa Fernando Pessoa, desde Fevereiro de 2008.

Estreou-se na literatura em 1991, com o livro infantil Mais Ninguém Tem, seguindo-se o seu primeiro romance, A Instrução dos Amantes, em 1992. Nas Tuas Mãos, de 1997, valeu-lhe o Prémio Máxima de Literatura, e Fazes-me Falta, em 2003, consolidou-a como uma principais romancistas da actualidade. Em 2005, a partir de Nas Tuas Mãos e Fica Comigo Esta Noite, assinou a sua primeira peça de teatro, 12 mulheres e 1 cadela, dirigida por São José Lapa.

Teve intervenção pública nas causas da despenalização da interrupção voluntária da gravidez e do casamento entre pessoas do mesmo sexo, em Portugal, além de ter sido porta-voz oficial da candidatura de Manuel Alegre à Presidência da República, em 2006.

Filha de Jacinto Ricardo dos Santos Gallo Teodósio Pedrosa (1935 - 1998) e de sua mulher Maria Felicidade da Fonseca Pereira (n. 1936), tem um irmão, Ricardo Luís Pereira Pedrosa (Lisboa, 1963). Tem uma filha do escritor Fernando Pinto do Amaral e é também prima em segundo grau da actriz Alexandra Lencastre e da jornalista Ana Ribeiro
fonte Wikipedia

Sem comentários:

Enviar um comentário