sexta-feira, 20 de abril de 2012

“O Cisne”




 No dia 1 de Janeiro 2009 foi inaugurada a escultura “O Cisne”, da autoria do Escultor Espiga Pinto, no Parque Urbano Professor Francisco Caldeira Cabral, em Miraflores, freguesia de Algés, esta inauguração fazia parte das comemorações dos 250 anos do Município

O Cisne” consiste numa peça em bronze, que representa esta ave, símbolo do concelho de Oeiras, aliando ‘O Cisne Branco Luminoso’ – símbolo de longevidade – ao ‘Ovo Cósmico’, numa homenagem à ‘Cósmica Vida’.

O cisne simboliza a luz, a pureza e a graciosidade - importante para o Concelho uma vez que a atribuição do Foral (1759) ocorre em pleno período do Iluminismo. Representa, ainda, o espírito claro e límpido do homem, bem como a beleza – dadas as linhas esbeltas – e a nobreza.




Ora até aqui tudo bem caso não representa-se um investimento municipal na ordem dos 93 mil euros em dinheiros camarários e que a construção de sapata e de estrutura metálica de suporte à escultura colocada no Parque Urbano Prof. Francisco Caldeira Cabral, em Algés pela empresa Viesa – Vias e Saneamento, Lda descrita no doc 0014/DAE/DEV/08 custou 17 095,00 €


Como é possível uma obra destas ter tamanho custo???

a coisa ainda se torna mais estranha quando foi largamente noticiado pelos órgãos de informação da C.M.Oeiras (e não só) que o custo da obra era de  93 mil euros e ao se verificar a base de dadosde ajustes directos camarários se descobre que os montantes envolvidos para a criação da obra são de 28.800 euros atribuídos em 19-08-2009 com o N.º Procedimento Ajuste Directo :79523 que podem consultar clicando AQUI.
Se somarmos este valor aos 17.095 euros para assentamento da sapata ficamos com um montante de 45.895 euros montante que é menos de metade do que supostamente foi gasto com a dita estátua.
Ora tudo isto me parece muito fora do regular e só mesmo quem não quer é que não vê, que, há algo de estranho nestas contas. Onde é que foram gastos os restantes dinheiros atribuídos ? No transporte da obra? Na festa de inauguração? Ou há mais alguma despesa no montante de mais de 45.000 euros que eu não me recorde?



Quero lembrar que antes da inauguração da nova estátua no mesmo parque urbano a dos "doutores da Igreja",  “O Cisne”  foi mudado de lugar cerca de 30 metros, obra que presumo que tenha custado pelo menos o mesmo que foi pago em 2009 pelo assentamento da sapata de sustentação... pergunto a mim próprio tantas vezes quando visito este parque o porquê destes despesismos quando a localidade carece de tanta infraestrutura social e desportiva? é algo quase a tocar as raias do chocante, a falta de orientação camarária em prol das pessoas e do bem estar.
 Adoro arte e até que gosto de algumas das obras colocadas em Miraflores... mas olhando eu para o estado da localidade e do concelho penso que é por ai que se tem de começar a cortar e a orientar esses dinheiros em prol das pessoas, penso muitas vezes nas coisas que se poderiam fazer com o dinheiro gasto até agora com esse dito  “O Cisne”  em Miraflores, e cada vez mais me convenço que é dinheiro muito mal investido, não vos parece?
Quer-me parecer que este não é o canto do Cisne que ecoa do brasão Municipal desde a sua fundação, que arrasta consigo a historia digna dos seus habitantes ao longo dos tempos, nem me parece trazer ventos de "espírito claro e límpido do homem" como pretende evocar a obra... muito pelo contrario, o canto deste Cisne é outro e não traz boas novas.




A dita estátua na sua nova localização junto á esplanada 







2 comentários:

  1. Fico feliz pelo simbolismo que representa. Não sabia. Gostei do que li.

    ResponderEliminar
  2. Não tinha conhecimento! Aproveito para deixar aqui os parabéns por este espaço dedicado a Miraflores/Algés.

    ResponderEliminar